Total de visualizações de página

sexta-feira, 15 de abril de 2016

Resenha Crítica : O Menino dos Fantoches de Varsóvia

Sinopse: “ Eu tinha 12 anos quando o casaco foi confeccionado. Nathan, nosso alfaiate e bom amigo, cortou o para Vovô na primeira semana de março de 1938. Foi o último ano de liberdade para Varsóvia e para nós...
Sempre que você vir um casaco comum, pense no que pode existir em suas dobras, quais memórias podem estar escondidos em seus bolsos.”
Até onde você iria em nome da sobrevivência?

“ Uma história intensa sobre a amizade entre um menino judeu e um soldado alemão e sobre o papel desempenhado na vida de ambos por um simples fantoche”.
-Choiche Magazine

Resenha Critica:
Quem me conhece sabe, eu amo livros sobre a Segunda Guerra Mundial, O Menino dos Fantoches de Varsóvia não foi diferente, simplesmente magnífico em escrita, em descrição de personagens e desenvolvimento.
De um jeito diferente, coisa que nunca vi em outros livros falando da época, mostrou os dois lados da guerra. Quantas vezes não pensamos “ Malditos soldados!”, mas nunca imaginamos, “ E se aqueles soldados não tivesse realmente opção?” “ e se suas famílias não estivessem sofrendo com a guerra também?” “ Será que a única vítima da guerra era só os Judeus?”, claro que existia os alienados com o governo Nazista, que realmente matava por prazer, mas é como dizem por aí, “ sempre tem dois lados”. Foi o que Eva Weaver, mostrou em “ O menino dos Fantoches de Varsóvia”, o lado judeu imaturo, com jovens que pouco se sabiam de governo, que presenciaram fome, e o outro lado, que obedecia ordens.
O livro tem muitas revira voltas. De início a escritora desperta totalmente a vontade de ler, depois a leitura fica automática, depois volta de novo, mas ai quando vai chegando o fim, a única coisa que queremos e que acabe logo, por que, sim, queremos um final feliz.  È aquele livro que anseia pelo fim, não pelo livro ser ruim, não fica triste quando acaba, ou fica, pois ai vem o momento de reflexão que isso além de ser uma ficção, existiu tudo descrito no livro.
È um livro que recomendo? Com certeza! Assim como outros baseados na Segunda Guerra:
·         O menino do pijama listrado- Jhon Boyne
·         A menina que roubava livros- Markus Suzaka
·         O colecionador de lágrimas- Augusto Cury
·         Em busca do sentido da vida – Augusto Cury
·         As mulheres do Nazismo- Wendy Lower

Da Primeira Guerra :

·         A Garota que você deixou pata trás- Jojo Moyes

Nenhum comentário:

Postar um comentário