Total de visualizações de página

terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Resenha Crítica: O menino da lista de Schindler


Autor: Leon Leyson com Marilyn J. Harran e Elisabeth B. Leyson
Editora: Rocco- jovens leitores
Número de páginas: 253


Sinopse: Um pequeno vilarejo, os irmãos, os amigos, as corridas nos campos, os banhos de rio: essa é a verdadeira história de Leon, a história de um mundo despedaçado pela invasão dos nazistas. Quando em 1939 o exército alemão ocupou a Polônia, Leon tinha apenas dez anos. Logo ele e sua família foram confinados no gueto de Cracóvia junto a milhões de outros judeus. Com um pouco de sorte e muita coragem, o menino conseguiu sobreviver ao inferno e foi contratado para trabalhar na fábrica de Oskar Schindler, o famoso empreendedor que conseguiu salvar mais de mil e duzentos judeus dos campos de concentração.
Neste testemunho que ficou por tanto tempo inédito, Leon Leyson nos conta sua extraordinária história, na qual, graças à força de um menino, o impossível se tornou possível.
O Menino da lista de Schindler é um legado de esperança e um chamado para que todos nós nos recordemos daqueles que não tiveram a chance do amanhã.
Minha opinião: Fico muito triste quando termino livros sobre experiências reais durante guerras. Relatos de fome, castigos e outras torturas são horripilantes e de cortar o coração, ao mesmo tempo em que é revoltante. Pensar na quantidade em massa de pessoas que sofreram por anos nas mãos de verdadeiros monstros.
Assim como O Diário de Anne Frank, O menino da lista de Schindler me emocionou. Ler sobre uma das maiores atrocidades da humanidade aos olhos de uma criança em crescimento, é entender que a Guerra não perdoa nada nem ninguém.
Você lê e assisti sobre a Segunda Guerra o tempo todo, mas ainda assim ficamos impressionados com tudo que os Nazistas foram capazes de fazer.
Fiquei curiosa a respeito de Schindler e procurei o filme “ A lista de Schindler”, que por sorte achei na Netflix ( O filme é em preto e branco e dura três horas gente!)

O livro é uma autobiografia, onde te deixa triste e ansioso por um final feliz, e torcendo para que o personagem principal não sofra tanto e nem sua família. É um livro pra quem é amante de história e biografias.

18 comentários:

  1. Olá, tudo bem? Eu estou evitando livros que tragam experiências reais, ainda mais essas tão tristes, mas adorei saber mais sobre esse livro, que eu não conhecia por sinal.
    ótima resenha, um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo ótimo! Esse livro eu também não conhecia o coloquei de ultima hora no carrinho da black friday, nem sinopse eu li antes de comprar kkkk
      Adorei a leitura. :) um abraço.

      Excluir
  2. Olá!!
    Acredita que não li o "Diário de Anne Frank"?Pois é ainda não li , mas esse ano quero ler não só o da Anne como também o que você resenhou. Acho legal ler sobre. Adorei sua resenha !! Parabéns

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá karine! Menina então leia logo por que o Diário de Anne Frank é muito profundo e chorei muito lendo, é um dos meus livros favoritos! Fico feliz que tenha gostado, e obrigada <3

      Excluir
  3. Olá!

    Leia A Lista de Schindler antes do filme (que bom que tem na Netflix, já vou colocar na minha lista), eu li e me emocionei, é maravilhoso, já o da Anne Frank não li todo, achei modorrento. Esse eu não conhecia, mas vou colocar em minha lista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha só, eu nem sabia que tinha o livro! Muito obrigada vou ler siiim!! Meu conselho: termine de ler o da Anne, o final é arrebatador.

      Excluir
  4. Não sou amante de histórias nem de biografias, mas quero ler bem assim. O único período histórico que consegue prender minha atenção é a época do nazismo, e embora histórias contadas pelo ponto de vistas de crianças sejam ainda mais chocantes e sofridas, elas emocionam e tocam o meu coração. Não consigo evitar esse tipo de leitura, livros do tipo me atraem de verdade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São maravilhosos né? Quando é pelo ponto de vista de uma criança é muito mais profundo. Esses livros me atraem muito também, já leu O colecionador de lágrimas? Trata sobre o mesmo assunto e gosto muito.

      Excluir
  5. OOi!
    confesso que a premissa em si não me atraiu muito, mas o fato de ser uma história emocionante e real, fico curiosa. Quem sabe um dia eu leia.
    Beijoos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, nem a capa é tão atraente, mas acredite o livro é uma experiencia muito interessante.

      Excluir
  6. Olá, Nara.
    O livro parece ser bem interessante e ter uma história triste e emocionante.
    Fiquei interessada na leitura, quando surgir a oportunidade irei lê-lo!

    ResponderExcluir
  7. Olá! Eu não sabia dá existência desse livro, e não sei se conseguiria ler. É como você disse: uma fato tão horroroso como a segunda guerra ser narrado pelos olhos de uma criança, mostrando o sofrimento e atrocidades mexe demais comigo. Claro que é uma leitura válida e que o mundo pode tirar milhares de lições. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dele tirei lições maravilhosas e indescritíveis. Livros desse assunto tem muitos e eu quando conheci um queria saber sobre todos os pontos de vista.
      Beijos <3

      Excluir
  8. Oi Nara, sua linda, tudo bem?
    O filme A lista de Schindler é um dos melhores que já vi na minha vida. Além de excelentes atuações, a realidade por trás do enredo foi brutal. Nunca esqueci, ficou marcado em mim. Por isso tenho certeza de que esse livro irá me emocionar e deixar suas marcas em mim também. Esse é um período da história com que temos que aprender, todos esses nomes e rostos não podem ser esquecidos, foram vidas!!! Não vejo a hora de ler.
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir
  9. Já tinha lido e acho a história do livro muito triste...

    ResponderExcluir
  10. Bela resenha! Assisti há alguns anos o lindíssimo "A Lista Schindler" que vc mencionou e é um filme inesquecível, que me marcou muito! Sou admiradora e nunca vou esquecer o exemplo dele!

    ResponderExcluir